título

Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos
ISBN:
978-989-8536-19-8

Data de Publicação:
Março de 2013
Descrição:

Estudar desigualdades implica situar não apenas o conceito, distinguindo as múltiplas formas que inclui, mas também o âmbito das observações e das comparações visadas.

Foram tidos em conta desde logo os desníveis de rendimento entre as pessoas, a par de desigua dades que não são diretamente económicas,como as de escolaridade e cultura, ou as de género, ou as que são geradas sobretudo por preconceitos.


Raramente se percebem as implicações de um processo social sem comparações adequadas. Muitas das que aqui ficam propostas têm o horizonte europeu por referência, já que a nossa localização como país, não apenas geográfica mas de desenvolvimento social, nos aproxima – embora por vezes também nos afaste – do que se passa no conjunto do continente.

É bem claro que, se a igualdade faz bem, genericamente, a cada sociedade, os efeitos das desigualdades afetam diferencialmente a respetiva população. A análise de classes, que já parte da distribuição desigual de recursos disponíveis, contribui para avaliar a repercussão dos problemas existentes pelos grupos sociais.


Ficará claro que nas classes e grupos desfavorecidos tende a haver efeitos de contágio negativo entre as várias componentes dos recursos, conduzindo a situações graves de «terceiros mundos interiores», caracterizadoras de formas de pobreza e de exclusão social nos chamados países ricos.

Mas muitas outras questões tiveram de ser abordadas a partir da porta inicial de entrada, como as evoluções do Estado de bem-estar, as políticas públicas prevalecentes, os movimentos sociais, o sindicalismo, os conflitos contemporâneos.


preço:
11.30€
quantidade adicionar ao carrinho