título

Redes e Colaborações Científicas
ISBN:
978-989-8536-50-1

Data de Publicação:
dezembro de 2015
Descrição:
A ciência e a tecnologia afirmam-se, cada vez mais, como elementos chave nos processos de desenvolvimento social e económico das sociedades contemporâneas. 
Neste âmbito, as colaborações científicas e académicas têm vindo a ganhar alcance e expressão a nível nacional, europeu e internacional. Assumiram crescente relevância nas políticas públicas e tornaram-se um objeto de estudo privilegiado quando se trata de compreender as atuais dinâmicas da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico. 
Este livro examina as redes e as colaborações entre universidades portuguesas e três universidades norte americanas — Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carnegie Mellon University e University of Texas, Austin — ao abrigo do Programa de Parcerias Internacionais implementado pelo governo português desde 2006. Observa tanto o plano das práticas e representações individuais como o das políticas e estratégias institucionais. Contribui assim para o estudo da produção de conhecimento em regime de parceria, analisando ainda as dinâmicas de transmissão desse conhecimento em contextos de formação avançada e de transferência para o setor económico. Explora o estabelecimento de colaborações formais e informais, atendendo a questões como a mobilidade e a internacionalização, a confiança e a liderança, a organização do trabalho, os contextos e as trajetórias dos protagonistas destes processos.
A pesquisa assentou em métodos quantitativos (inquéritos por questionário, análise de redes sociais, bibliometria), bem como numa abordagem qualitativa apoiada no recurso à técnica da entrevista semiestruturada.

preço:
11.30€
quantidade adicionar ao carrinho