Percursos Sem Abrigo
978-989-8536-11-2
Data de Publicação:
Junho de 2012
O livro percorre as ruas de Paris, Lisboa e Londres, analisando sociologicamente o fenómeno de sem-abrigo e estabelecendo o retrato do indivíduo «sem domicílio fixo» em cidades europeias.
São contempladas três cidades, bem como dois níveis de discurso e práticas sociais distintas, que aqui se colocam em diálogo — o dos técnicos de serviço social e o dos sem-abrigo. As trajetórias de vida dos sem-abrigo constituem um dos pontos centrais desta publicação, uma vez que é pela análise articulada das várias ruturas biográficas que podemos delinear medidas preventivas. Apesar das diferenças em termos de apoios disponíveis, as situações de precariedade social não deixam de evidenciar grandes semelhanças, quer ao nível das causas e percursos individuais, quer ao nível da sobrevivência quotidiana.
As perceções dos agentes de apoio social e dos sem-abrigo apresentam também vários pontos de proximidade, fundamentais para delinear propostas participativas para o desenvolvimento das práticas de apoio social.
indisponível€